Destaques
Posts Recentes
30/10/2019
11/10/2019
Movimentos: um novo debate sobre as drogas
05/06/2019

Falar sobre drogas é algo tratado com muita delicadeza, ainda nos dias de hoje. Mesmo com tantos conteúdos sobre o assunto, o nível de desinformação segue muito elevado, o que gera um grande preconceito. O grupo Movimentos, apoiado pelo CESeC-UCAM, é formado por jovens das favelas do Brasil que lutam por uma nova política de debate às drogas. Na cartilha Movimentos – Drogas – Juventude – Favela feita por eles, a descriminalização das drogas é um dos diversos temas discutidos.
Raull Santiago, um dos integrantes do Movimentos diz que é urgente a necessidade de abordar uma política sobre drogas do ponto de vista dos que moram na periferia: "discutir uma política sobre drogas trazendo as vozes da juventude negra, da favela e da periferia é urgente, pois somos nós que vivemos a violência extrema da chamada 'guerra às drogas'. Infelizmente a principal política pública que chega para nós vem assim", disse.
O debate gerado é que a descriminalização pode diminuir efetivamente o tráfico de drogas e, consequentemente, os crimes cometidos. Uma informação que chancela essa afirmação pode ser encontrada na cartilha do Movimentos, onde mostra que o estado do Colorado, nos Estados Unidos, legalizou o uso da maconha.
“Além de conseguir diminuir crimes violentos e problemas relacionados a essa substância, o dinheiro arrecadado com impostos da venda legal de maconha foi revertido para programas de saúde e educação sobre o uso de drogas", diz a cartilha.
Em alguns países há lugares sem fins lucrativos onde o uso da maconha é liberado, que são procurados por pessoas que não querem consumir do mercado ilegal de drogas. Na Holanda, por exemplo, o consumo não é legalizado, mas sim permitido em alguns locais, os chamados Coffee Shops, que têm a arrecadação revertida em impostos.

Tags:

